ARQUIVO
Notícias
 

Capital Europeia da Cultura não cumpre pagamentos
há 608 semanas

É já público que em Guimarães nem tudo corre bem como se quer fazer passar. Ao conhecimento do CENA, chegaram já vários casos de incumprimento dos pagamentos devidos às estruturas e aos artistas que, com o seu trabalho, têm contribuido para o sucesso do evento Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

O Opus Ensemble é um dos lesados por este incumprimento. Em carta enviado ao CENA, o Opus Ensemble "entende que não há motivos para escamotear da opinião pública esta grave ilegalidade perpetrada por Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, que - não sendo, infelizmente a única - estilhaça a credibilidade do evento perante a cidadania e constitui um sério atentado contra a imagem e o prestígio do Portugal na cena cultural europeia."

Na mesma carta, o grupo afirma que "O momento é de solidariedade e camaradagem entre todos aqueles que fomos privados do direito fundamental de recebermos a legítima retribuição contractualizada pela prestação do serviço adjudicado. Nesta listagem de injustiçados não deve haver porta estandarte. O problema é de todos, e todos devemos exigir a sua solução."

Nos próximos dias o CENA irá dar mais informações sobre esta situação e sobre possíveis futuras acções de denúncia e de combate. Hoje mesmo, foi enviada uma carta para a Direcção da Fundação Cidade de Guimarães onde colocamos algumas questões que precisam de uma resposta urgente.

Apelamos a todos os lesados que contactem o CENA para que, em conjunto, se possam dar passos fortes que ajudem a resolver esta situação.