ARQUIVO
Notícias
 

Estivadores solidários com trabalhadores do Espectáculo e do Audiovisual
há +598 semanas

Site dos Estivadores de Portugal: http://estivadeportugal.blogspot.pt/

Mensagem dos Estivadores aos Trabalhadores do Espectáculo e do Audiovisual

Se nos permitem, gostaríamos de vos dirigir umas breves palavras.

Os estivadores estiveram presentes na manifestação cultural realizada na Praça de Espanha, promovida e com a presença do Sindicato CENA.

Distribuímos a nossa mensagem a milhares de pessoas, tanto trabalhadores da cultura ali presentes como aos restantes manifestantes para quem a cultura muito conta.

Nunca, como ali, registámos tanto interesse em receber o nosso panfleto bem como em dialogar connosco e perceber as razões profundas da nossa luta que, assim o acreditamos, espelha a dos portugueses.

Sabemos como os trabalhadores da cultura lutam por exercer a sua generosa actividade, se não com o justo reconhecimento, pelo menos com a fundamental dignidade.

Os estivadores sabem bem o significado da vossa precariedade. Só quase três anos passados sobre o 25 de Abril, a 1 de Janeiro de 1980, conseguimos atingir um estatuto profissional de vínculo permanente. É a esse passado de miséria que não queremos voltar.

A imposição da precariedade apenas conduz a uma intolerável asfixia. Instalada a precariedade sabemos que é o medo e o silêncio que vencem.

Assim, sentimos que estamos muito perto de vós porque todos somos trabalhadores. Todos somos da cultura. Todos somos estivadores.

Contem com o respeito e a solidariedade dos estivadores,

Estivadores de Portugal

Portugal, 05 de Novembro de 2012