ARQUIVO
Notícias
 

E depois de 14?
há +597 semanas

E depois de 14?

 

Escrevemos este texto a 13 de Novembro com a certeza que no dia 14 os trabalhadores e as trabalhadoras estarão com a Greve Geral dando assim a resposta justa aos sucessivos ataques do governo e da troika.

 

Trabalhadores, desempregados, reformados, pensionistas, estudantes, bolseiros, todos e todas sabem que o panorama vivido no final de 2012 só confirma que 2013 será um ano de resistência, de denúncia das políticas inumanas que têm sido postas em prática por um governo subserviente a interesses financeiros e a memorandos com metas irrealistas e impraticáveis.

 

É por isso que a este ataque global respondemos com uma Greve Geral!

 

A Cultura continua a ser dos parentes mais pobres no panorama nacional. Em momentos como este, as diferentes formas de manifestação artística devem assumir uma posição activa e reivindicativa especial, utilizando para isso todas as suas armas: espírito crítico, análise da sociedade, capacidade criativa, despertar de consciências.

 

Os palcos, as salas de cinema, os ecrãs de televisão, as ruas, são pontos de encontro de trabalhadores e de públicos, pontos de encontro onde, em conjunto, podemos exercer o nosso direito à liberdade de pensar, de agir, de interrogar, o nosso direito a exigir trabalho, a exigir trabalho com direitos, a exigir uma vida digna em que ao esforço diário corresponde a devida e justa recompensa.

 

São muitas as lutas que continuaremos a travar depois da Greve Geral, com a certeza que só a organização dos trabalhadores e trabalhadoras poderá dar voz ao seu descontentamento, continuando a intervir na actualidade cultural de forma continuada e transversal, estando ao lado dos profissionais na negociação e proposta de políticas para o sector e na intervenção nos locais de trabalho.

 

Estaremos cá, nós os da Cultura, para a defendermos, mas não porque ela seja nossa, mas porque a fazemos para todas as pessoas, para que ela ajude a minorar as adversidades quotidianas, para que o nosso trabalho ajude a transformar o país e o coloque no rumo do crescimento e progresso social.

 

Que esta Greve Geral nos fortaleça e nos confirme a justeza das nossas lutas!