ARQUIVO
Notícias
 

O CENA foi à ESTC
há +550 semanas

Num Auditório João Mota com mais de 100 alunos e alunas do Departamento de Teatro da ESTC, o CENA esclareceu os futuros profissionais do sector sobre os temas que mais preocupam o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras desta área. A sessão rapidamente ganhou forma de conversa com várias perguntas colocadas pelos alunos e alunas de Teatro.

Estiveram presentes diversos anos dos cursos de Actores, Design de Cena e Produção e grande parte da sessão abordou cinco temas essenciais:

- a contratação ilegal e as implicações que a precariedade tem nas nossas vidas;

- os problemas com que nos deparamos na Segurança Social e nas Finanças por causa dessa mesma contratação ilegal;

- a necessidade de existir uma discussão profunda que leve a um modelo de certificação profissional a ser proposto e exigido no futuro;

- o que são direitos conexos, de autor e de imagem e como nos podemos prevenir e defender nesta área;

- para que serve um Sindicato e que medidas pode tomar na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, e qual a sua relação com as entidades do seu sector e com os orgãos políticos.

Nesta sessão foi dado um passo importante quer para o CENA quer para os alunos e alunas de Teatro, passará a haver um contacto permanente entre o Sindicato e a Associação de Estudantes da ESTC. Esta ligação é vital para que todos os alunos e alunas recebam informação sobre as acções do CENA e para que dentro do CENA possamos ouvir as opiniões de quem estuda sobre o Ensino Artístico em Portugal.

No dia 18 de Outubro será a vez dos alunos do Departamento de Cinema da ESTC conversarem connosco.