ARQUIVO
Notícias
 

Categorias de desconto nos bilhetes do Doclisboa
há +444 semanas

Fomos informados para o facto de não existir uma categoria de desconto para profissionais do espectáculo e do audiovisual nos bilhetes do Doclisboa. Para além disso, os desempregados têm de fazer prova através de cartão do IEFP. Perante isto, decidiu o CENA enviar uma comunicação à direcção do Doclisboa e que publicamos.

Sabemos que este não um caso único na política de bilheteira dos mais variados eventos culturais relacionados com as artes do espectáculo e do audiovisual. Desta forma, alargamos esta sugestão a todos os responsáveis dos eventos em que esta situação não é tida em conta. Enquanto organização de defesa dos trabalhadores do sector, estamos convictos de que é da mais elementar justiça social e que valoriza o papel indispensável destes profissionais.

 

"À Direcção do Doclisboa,

Foi este Sindicato sensibilizado para a vossa política de bilheteira. Depois de a analisarmos reconhemos da parte da vossa Direcção uma preocupação em discriminar positivamente diferentes situações sociais, nomeadamente os estudantes e particularmente os de cinema. No entanto, cabe-nos comunicar que lhe encontramos duas lacunas relativas aos profissionais do espectáculo e do audiovisual:

- a inexistência de uma categoria geral de desconto para estes profissionais;

- a dificuldade de estes profissionais, quando em situação de desemprego, fazerem prova disso mesmo. Devido à fraca protecção laboral e social do sector, que certamente é por vós bem conhecida, é-nos muito difícil e por vezes vedada a inscrição nas listas do IEFP.
Assim, a esmagadora maioria dos desempregados do sector, de longa e/ou curta duração, não tem forma de fazer prova disso mesmo.

Gostaríamos de ver suprida esta falha nas categorias de desconto, sugerindo para isso a criação uma nova categoria: "Bilhete com desconto para profissionais do espectáculo e do audiovisual".

Com esta nova categoria estes trabalhadores, estejam ou não desempregados, passariam a ver reconhecido o seu lugar indispensável e insubstituível na criação cinematográfica, bem como na sua divulgação, nomeadamente através de festivais como o próprio Doclisboa.


Estamos certos da vossa melhor atenção e esperamos que ainda seja possível fazer esta alteração, beneficiando assim estes profissionais.

A direcção do CENA"