ARQUIVO
Notícias
 

CENA na AR: reunião com o PS
há 423 semanas

O CENA e o STE estiveram hoje reunidos com o Partido Socialista, encerrando a ronda de reuniões com os partidos políticos representados na AR. Pelo PS esteve presente a deputada Carla Sousa.

Foi apresentado o relatório dos resultados do Questionário do CENA aos Trabalhadores do Sector e também o abaixo-assinado, "Exigências Imediatas para a Cultura", promovido pelos dois sindicatos. Serviram estes documentos como mote para a discussão dos problemas dos trabalhadores e trabalhadoras do sector, que mereceram o reconhecimento do PS de que a situação é verdadeiramente insustentável, quer para os direitos destas e destes trabalhadores, quer para a existência de um forte e dinâmico tecido artístico.

Dos vários temas abordados, destacamos os seguintes compromissos assumidos pelo PS:

- reforço das verbas do Orçamento do Estado de 2017 para a Cultura, nomeadamente as verbas destinadas à criação artística;

- um plano geral de combate à precariedade que contemple medidas específicas para o nosso sector;

- aprovar um Estatuto do Bailarino da CNB que reflicta as reivindicações daqueles trabalhadores e trabalhadoras;

- estudar, com os sindicatos e na AR, propostas que possam culminar com a aprovação de um estatuto sócio-profissional para as diferentes profissões do nosso sector.

É tempo agora de continuar a exigir que estes compromissos se tornem numa realidade. Para que isso aconteça, apelamos a todas e todos os trabalhadores que se aproximem dos sindicatos com as suas preocupações e denúncias mas também com as suas propostas e reivindicações.