ARQUIVO
Notícias
 

Plenário de Sindicatos da CGTP-IN
há +379 semanas

Realizou-se hoje o Plenário de Sindicatos da CGTP-IN com o intuito de aprovar o Plano de Actividades e o Orçamento para 2017 da nossa central sindical, e onde o CENA esteve presente. As intervenções dos vários representantes sindicais tiveram dois temas fortes e transversais a todos os sectores de actividade: o combate à precariedade e a exigência do reforço da contratação colectiva. 

Estes dois temas estão naturalmente ligados, já que só com mais contratação colectiva é possível garantir que menos trabalhadores sejam forçados a trabalhar com vínculos precários. E para o efectivo aumento geral de salários, é fulcral que a contratação colectiva seja desbloqueada. 

Foi também aprovada uma resolução polítca onde está bem patente o combate à precariedade, dando-se continuidade à Campanha Nacional Contra a Precariedade, levada a cabo pela CGTP-IN entre 2016 e 2020, realizando-se este trimestre várias iniciativas engobladas na acção nacional Roteiro Contra a Precariedade. De salientar também que nesta moção se exige que o Estado cumpra as suas obrigações nos Serviços Públicos da Cultura mas também da Saúde, Educação, Segurança Social e Justiça. 

E no final deste Plenário, os dirigentes e activistas sindicais presentes, dirigiram-se à Assembleia da República para a entrega da petição Garantir o direito à Contratação Colectiva; Revogar a norma da caducidade das Convenções Colectivas; Assegurar o direito de negociação na Administração Pública. É de salientar os enorme esforço e empenho que todos os sindicatos tiveram na recolha das 76.500 assinaturas, num curto espaço de menos de dois meses.