ARQUIVO
Notícias
 

Questionário: Sector Cultural Português em Rede
há 347 semanas

O questionário "Setor Cultural Português em Rede" está relacionado com o projeto de investigação "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano". 

O inquérito destina-se a profissionais e a organizações do setor cultural português com o objetivo de, por um lado, identificar práticas de trabalho em rede no setor cultural e, por outro lado, recolher contributos que potenciem a participação qualificada em redes culturais nacionais e transnacionais. O questionário é simples, rápido e pode ser preenchido no seguinte link: https://goo.gl/forms/w5wArTjCbcTnMczt2

Nota: O projeto "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano" é apoiado pela FCT SFRH/DPD/101985/2014) e desenvolvido na Universidade do Minho (Portugal), na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Universidade de São Paulo (Brasil).
Regulamentos dos programas de apoio às Artes em consulta pública
há 348 semanas

Regulamentos dos programas de apoio às Artes em consulta pública

 

Até dia 29 de Setembro, encontra-se em consulta pública o projecto de regulamentos dos programas de apoio às artes performativas, visuais e de cruzamento disciplinar.

Tendo em conta a data de publicação deste projecto e o período de consulta pública, parece cair por terra a intenção do Ministério da Cultura e da DGArtes de abrir concursos para os apoios sustentados na segunda quinzena de Setembro.

O CENA-STE fará a sua análise e dará o seu parecer em breve. Apelamos a que todos os intervenientes do sector dêem a maior atenção a este projecto já que ele irá reger muito do que serão os concursos de apoio dos próximos anos.

 

MAA: E os Regulamentos?
há 351 semanas

Nas sessões públicas de apresentação do novo Modelo de Apoio às Artes, o Ministério da Cultura (MC) e a DGArtes informaram o sector que no final de Julho teríamos conhecimento dos Regulamentos dos Concursos. Hoje é 4 de Agosto e podemos já perguntar onde param os Regulamentos?

No dia 1 de Agosto o CENA-STE enviou para o MC um pedido de informações sobre o estado dos documentos não tendo havido resposta até ao dia de hoje. Mantemos a nossa posição de que só com a análise cuidada destes Regulamentos podemos ver esclarecidas váras questões ainda por responder na arquitectura do novo modelo. 

E visto que a abertura dos concursos para os apoios sustentados do próximo quadriénio está planeada para a segunda quinzena de Setembro, qualquer dia de atraso na publicação dos Regulamentos pode significar um dia de atraso na abertura de concursos, e essa realidade seria uma vez mais dramática para o sector. 

Metropolitana: subsídio de manutenção de instrumento reposto
há 351 semanas
O CENA-STE detectou que o subsídio de manutenção de instrumento não estava a ser pago aos músicos da Orquestra Metropolitana. Pedidos os devidos esclarecimentos à Direcção Executiva da AMEC, confirmou-se que devido a um problema informático este pagamento não estava a ser processado e que, ainda este mês, seriam liquidados retroactivamente os montantes correspondentes a 2015, 2016 e 2017. A partir de Janeiro de 2018 este subsídio será pago mensalmente. 
 
Apesar de a fusão do CENA e do STE ter acontecido há muito pouco tempo, conseguimos já ver resultados positivos. A nossa rede sindical é mais completa, mais informada e pode por isso agir de forma mais rápida e eficaz, com uma proximidade cada vez mais constante no dia a dia dos trabalhadores do sector. 
 
Desta forma, é reposto um direito a estes trabalhadores que desde 2012 sofrem cortes salariais por dívidas criadas por direcções anteriores da AMEC tanto às Finanças como à Segurança Social. Sobre esta situação, e porque não há ainda garantia de que a reposição total dos salários esteja garantida no início de 2018, irá o CENA-STE ponderar com os trabalhadores acções que levem a essa reposição em curto prazo.