ARQUIVO
Notícias
 

Questionário: Sector Cultural Português em Rede
há +347 semanas

O questionário "Setor Cultural Português em Rede" está relacionado com o projeto de investigação "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano". 

O inquérito destina-se a profissionais e a organizações do setor cultural português com o objetivo de, por um lado, identificar práticas de trabalho em rede no setor cultural e, por outro lado, recolher contributos que potenciem a participação qualificada em redes culturais nacionais e transnacionais. O questionário é simples, rápido e pode ser preenchido no seguinte link: https://goo.gl/forms/w5wArTjCbcTnMczt2

Nota: O projeto "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano" é apoiado pela FCT SFRH/DPD/101985/2014) e desenvolvido na Universidade do Minho (Portugal), na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Universidade de São Paulo (Brasil).
Regulamentos dos programas de apoio às Artes em consulta pública
há +348 semanas

Regulamentos dos programas de apoio às Artes em consulta pública

 

Até dia 29 de Setembro, encontra-se em consulta pública o projecto de regulamentos dos programas de apoio às artes performativas, visuais e de cruzamento disciplinar.

Tendo em conta a data de publicação deste projecto e o período de consulta pública, parece cair por terra a intenção do Ministério da Cultura e da DGArtes de abrir concursos para os apoios sustentados na segunda quinzena de Setembro.

O CENA-STE fará a sua análise e dará o seu parecer em breve. Apelamos a que todos os intervenientes do sector dêem a maior atenção a este projecto já que ele irá reger muito do que serão os concursos de apoio dos próximos anos.

 

MAA: E os Regulamentos?
há +351 semanas

Nas sessões públicas de apresentação do novo Modelo de Apoio às Artes, o Ministério da Cultura (MC) e a DGArtes informaram o sector que no final de Julho teríamos conhecimento dos Regulamentos dos Concursos. Hoje é 4 de Agosto e podemos já perguntar onde param os Regulamentos?

No dia 1 de Agosto o CENA-STE enviou para o MC um pedido de informações sobre o estado dos documentos não tendo havido resposta até ao dia de hoje. Mantemos a nossa posição de que só com a análise cuidada destes Regulamentos podemos ver esclarecidas váras questões ainda por responder na arquitectura do novo modelo. 

E visto que a abertura dos concursos para os apoios sustentados do próximo quadriénio está planeada para a segunda quinzena de Setembro, qualquer dia de atraso na publicação dos Regulamentos pode significar um dia de atraso na abertura de concursos, e essa realidade seria uma vez mais dramática para o sector. 

Metropolitana: subsídio de manutenção de instrumento reposto
há +351 semanas
O CENA-STE detectou que o subsídio de manutenção de instrumento não estava a ser pago aos músicos da Orquestra Metropolitana. Pedidos os devidos esclarecimentos à Direcção Executiva da AMEC, confirmou-se que devido a um problema informático este pagamento não estava a ser processado e que, ainda este mês, seriam liquidados retroactivamente os montantes correspondentes a 2015, 2016 e 2017. A partir de Janeiro de 2018 este subsídio será pago mensalmente. 
 
Apesar de a fusão do CENA e do STE ter acontecido há muito pouco tempo, conseguimos já ver resultados positivos. A nossa rede sindical é mais completa, mais informada e pode por isso agir de forma mais rápida e eficaz, com uma proximidade cada vez mais constante no dia a dia dos trabalhadores do sector. 
 
Desta forma, é reposto um direito a estes trabalhadores que desde 2012 sofrem cortes salariais por dívidas criadas por direcções anteriores da AMEC tanto às Finanças como à Segurança Social. Sobre esta situação, e porque não há ainda garantia de que a reposição total dos salários esteja garantida no início de 2018, irá o CENA-STE ponderar com os trabalhadores acções que levem a essa reposição em curto prazo.