ARQUIVO
Notícias
 

Paulino Garcia (1941-2018)
há 308 semanas
Faleceu no dia 28 de Maio o músico Paulino Garcia que durante largos anos foi o Presidente da Delegação do Norte do antigo Sindicato dos Músicos. O CENA-STE, herdeiro do património de intervenção do SM, deixa o seu agradecimento a este antigo dirigente que em muito contribuiu para assegurar a defesa dos direitos laborais e sociais dos músicos.
 
Aos familiares e amigos expressamos as nossas sentidas condolências.
 

Nota da RTP: "Faleceu hoje um dos grandes nomes da música do Porto. Paulino Garcia nasceu a 1 de fevereiro de 1941 e era pianista, arranjador e compositor. Ficou conhecido sobretudo por ter trabalhado com inúmeros nomes da música da cidade invicta.

Foi Professor na Escola de Jazz do Porto. Paulino Garcia fez parte da banda residente do programa Árvore das Patacas, que a RTP Porto produziu nos anos 80. Foi orquestrador e maestro dos temas da série O Homem Que Matou o Diabo (1979) e foi responsável pela música da série Um Táxi na Cidade (1981) e da peça de teatro O Motim, transmitida pela RTP em 1987. Fez arranjos na década de 90 para o último disco da cantora portuense Ana Maria. Para o grupo de teatro portuense Seiva Trupe compôs a música da peça Cálice do Porto.

Este presente em três Festivais da Canção. O primeiro deles foi enquanto elemento da orquestra do Festival da Canção 1983, realizado no Coliseu do Porto, que deu a vitória a Armando Gama. Depois participou nas semifinais do Festival da Canção 1992, no programa Entretenimento Total, apresentado por Júlio Isidro, onde foi orquestrador do tema Num Campo de Margaridas, interpretado por Álvaro, com letra de Gil Milheiro e música de Mário Tavares.

Voltou a participar novamente no certame em 1994 e aí como orquestrador e maestro esteve na grande final com o grupo portuense Inova Fora Nada, no tema O Vento Sabe O Que Quer, classificando-se em 6º lugar com 83 pontos. Foi ele que dirigiu a orquestra nessa grande noite no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Paulino Garcia faleceu hoje vítima de doença prolongada. O nosso site presta-lhe assim esta modesta homenagem, com os sentidos pêsames a todos os amigos e familiares. Para este grande nome da música portuguesa o nosso aplauso!"