ARQUIVO
Notícias
 

CENA-STE reuniu hoje com a Ministra da Cultura
há 283 semanas

O CENA-STE reuniu hoje com a Ministra da Cultura, Dra. Graça Fonseca a pretexto da sua chegada ao Ministério e da proposta de Orçamento do Estado para 2019. 

Fizemos a análise sumária daqueles que consideramos ser os problemas mais urgentes e fundamentais a tratar, como o financimento da Cultura, a gestão dos recursos financeiros e humanos no que diz respeito ao sector empresarial do Estado, o necessário combate à precariedade tanto no público como no privado e aquilo que consideramos ser o único caminho possível, o da criação de um verdadeiro Serviço Público de Cultura.  

Foi também possível perguntar sobre o ponto de situação de dossiers tão importantes como o Modelo de Apoio às Artes e a Lei do Cinema e do Audiovisual. 

Da parte do Ministério da Cultura há o compromisso de tentar agilizar algumas das questões referidas nos próximos 6 meses. Relativamente ao Orçamento do Estado, não deverão existir alterações profundas havendo ainda uma ou outra possibilidade de revisão de montantes mas que, por não estarem certos, deixaremos para o governo e partidos o seu anúncio. 

Lembramos que no dia 19 de Novembro, a partir das 17h, no Rossio, em Lisboa, irá decorrer a acção de mobilização "1% por todos e para todos!", exigindo o reforço substancial do Orçamento do Estado para a Cultura. Perante o cenário actual, a presença é fundamental, quer pela demonstração de concordância com a reivindicação, quer pela necessidade de pressão pública que nestes momentos é essencial fazer. 

Evento de Facebook - "1% por todos e para todos!"