Nota Histórica
 
O CENA-STE é o sindicato de todos os Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos.
 
Foi fundado em 15 de Maio de 2017 e resulta da fusão do CENA (Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual) e do STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos).

A fusão resultou de um longo percurso e uniu o projeto político de duas anteriores direcções das associações sindicais, com enormes semelhanças, sobretudo no objetivo comum da defesa dos interesses dos trabalhadores que representam. Pretendeu-se, ainda, com a fusão, evitar a duplicação de recursos e libertar mais verbas para a acção sindical. Estes dois sindicatos representaram os trabalhadores de um universo 'bastante volátil', cujos vínculos laborais permanecem presentemente marcados pela precariedade.

Dando continuidade às importantes iniciativas desenvolvidas pelas duas associações na criação de pontes de diálogo entre os profissionais do sector, empregadores e Estado, a nova associação, o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos - CENA-STE, pretende responder às questões laborais, de cidadania, valorização profissional e direitos sociais dos trabalhadores artísticos, técnico-artísticos e de mediação dos sectores do audiovisual, do cinema, do circo, da dança, da música e do teatro, cuja atividade envolve a realização, exibição, preparação, produção e divulgação de espectáculos ou outros eventos performativos e/ou de conteúdos audiovisuais e multimédia (art.º 1.º dos estatutos).

O STE foi fundado em 2 de Setembro de 1975, em natural sequência do Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais, de 30 de Julho de 1938, cuja origem remonta à Associação de Classe dos Artistas Dramáticos, criada em 21 de Maio de 1908.
O CENA foi fundado em Dezembro de 2011 e surge do alargamento do Sindicato dos Músicos, ex- Associação de Classe dos Músicos Portugueses, fundada por carta régia em 1909 (e herdeira da Irmandade de Santa Cecília, criada em 1603 e do Montepio Filarmónico, de 1843) à Plataforma dos Intermitentes do Espetáculo e do Audiovisual (2006) e ao CPAV - Centro Profissional Sector Audiovisual (2007).