ARQUIVO
Notícias
 

Greve Geral dia 22 de Março
há 540 semanas

Greve Geral dia 22 de Março

A CGTP-IN convocou uma Greve Geral para dia 22 de Março.
"CONTRA O PACOTE DE EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO: Por uma Mudança de Política, Emprego, Salários, Direitos, Serviços Públicos", é este o lema desta nova jornada de luta.

Com a degradação da situação laboral e social para a esmagadora maioria dos habitantes do nosso país, esta Greve Geral marcará mais um dia de protesto que será massivo, reivindicativo e que pretende afirmar uma alternativa  ao discurso dominante de que o caminho que estamos a seguir é inevitável e o único que poderá resolver a situação de crise que vivemos.

O CENA está consciente que está Greve Geral pretende mostrar a indignação da globalidade de quem trabalha em Portugal, mas também está consciente que os sectores laborais que representa são, quase sempre, dos mais esquecidos por quem traça, de orelhas moucas, o destino dos e das trabalhadoras do nosso país.

Apoiamos e participaremos nesta Greve Geral por sabermos que:
 
- o orçamento para a Cultura continua a diminuir e a tornar-se cada vez mais insuficiente para as nossas necessidades;
- com estes cortes o governo decreta a morte lenta para várias estruturas artísticas;
- é fundamental regulamentar a "lei dos Intermitentes" para que ela seja efectiva e ajude a acabar com os falsos recibos verdes;
- a precariedade dos vínculos laborais nos nossos sectores continua a ser regra, subtraindo acesso aos apoios sociais legítimos e criando enormes dificuldade nas nossas contribuições para a Segurança Social;
- corremos o sério risco de não haver financiamento para o cinema em 2012;
- a falta de certificação profissional ajuda à degradação salarial.
 
Assim, lançamos o apelo a todos e todas as trabalhadoras do Espectáculo e do Audiovisual, para que se juntem a esta Greve Geral, e com o CENA, demonstrem que é necessária mais Cultura contra a Crise!

 

Dia Nacional de Acção e Luta a 29 de Fevereiro

Este dia marcará mais uma acção da nossa central sindical. Neste caso, a jornada de luta insere-se no contexto europeu proposto pela Confederação Europeia de Sindicatos, deixando assim patente a necessidade de encontrar medidas ao nível da União Europeia, medidas que ajudem efectivamente todos os países a saír da difícil situação em que se encontram.
 
 

Dia Internacional da Mulher (8 Março)

Porque sabemos que a igualdade de género ainda não é um facto consumado, este Dia Internacional da Mulher terá de figurar na nossa agenda como o dia em que afirmamos que a discriminação imposta às mulheres tem de acabar.