ARQUIVO
Notícias
 

CENA-STE esteve no CITEDArt2020
há +332 semanas
CITEDArt2020, é como se chama. Foi organizado pelos finalistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do curso de Estudos Artísticos, e este "evento nasceu no âmbito da unidade curricular de Gestão Cultural, leccionada na FLUL, como resposta a um desafio lançado pela Prof. Alcinda Pinheiro."

No dia 5 de Novembro, realizou-se a conversa sobre empregabilidade no sector, com o necessário enquadramento de todos os factores que a influenciam, estiveram  presentes a nossa dirigente, Joana Manuel, Magda Bizarro (TNDMII), Paulo Ribeiro (Dir. Artístico CNB) e Catarina Neves (realizadora/documentarista e jornalista).
 
Foi uma conversa bastante informal sobre percursos, realidade e expectativas do trabalho na Cultura e nas Artes. Joana Manuel apontou alguns mitos sobre a liberdade artística que nos tornaram presas fáceis para a experimentação de modelos de precariedade laboral, modelos esses entretanto generalizados e transversais a todas as classes profissionais. Falou ainda sobre mal-fadada Lei 4/2008, e sobre como ela veio piorar o que já era mau; sobre o subfinanciamento do sector, que, por opção político, contribui decisivamente para aprofundar a precariedade no sector e por condenar todo o país a assimetrias claras no acesso à criação, logo, assimetrias desproporcionadas na criação de postos de trabalho; sobre a necessidade da sindicalização e de como o Sindicato é o instrumento essencial de organização dos trabalhadores e o único que pode dar garantias de ser um interlocutor de pleno direito de toda a classe junto do poder político e das entidades empregadoras.