ARQUIVO
Notícias
 

O CENA-STE na AMA-Academia Mundo das Artes
há 288 semanas

Dando seguimento a uma colaboração que já vai no seu terceiro ano, o Cena-STE realizou a 3 de Outubro de 2018 uma sessão de esclarecimento integrada nas conversas sobre Procedimentos Profissionais que a AMA inclui no seu currículo de formação de profissionais do audiovisual e do espectáculo. Em representação do Sindicato esteve a actriz e dirigente Joana Manuel. De ano para ano, as sessões têm notoriamente crescido em presença e participação por parte dos estudantes da AMA, o que é de sublinhar e celebrar.

 

Em duas horas de conversa falou-se da história do Sindicato e do percurso legislativo e concreto que trouxe os trabalhadores do espectáculo e do audiovisual ao ponto crítico em que estamos; da importância da sindicalização; das vantagens imediatas e quotidianas de ser sócio do Cena-STE; das lutas actuais e mais recentes, nomeadamente da força que os trabalhadores do OPART e da Plural têm ganho, para nomear apenas dois exemplos, com o alargamento consolidado da representatividade do seu sindicato. Não foi esquecida a origem da comemoração do 1.º de Maio. Nem o daí decorrente enquadramento das lutas e conquistas dos artistas no espectro mais lato do passado e do presente da generalidade dos trabalhadores.

 

Esta vertente da formação de um profissional, que entrará num sector que sofre de forma muito particular os efeitos da desregulamentação laboral e da incapacidade de acção que ainda é a regra na actuação da Autoridade para as Condições de Trabalho, é infelizmente negligenciada pela generalidade das escolas, por motivos diversos. À semelhança do que aconteceu já pela terceira vez na AMA, o CENA-STE aproveita esta nota para reforçar a sua disponibilidade para outras sessões de esclarecimento em mais locais de formação para o espectáculo e o audiovisual. Os trabalhadores informados e solidários entre si são o passo fundamental para uma classe mais forte, mais profissional e mais respeitada.